26 de maio de 2010

…ou mato ou morro!





O Presidente de Angola foi aos EUA e, na chegada ao aeroporto, passou revista às tropas americanas. Foi então que perguntou a um soldado 
americano:
- Que farias pela tua Pátria?
O soldado americano respondeu:
- Pela Pátria eu ou mato ou morro!!

O Presidente angolano ficou muito espantado com a convicção do soldado e 
perguntou-lhe porquê. Ao que o soldado responde:
- Porque para mim a Pátria é tudo!!

A situação inverte-se e chegou a vez da visita do Presidente dos EUA a 
Angola.
Também ele passou revista às tropas angolanas quando chegou ao aeroporto e 
resolve fazer a seguinte pergunta a um soldado angolano:
- O que farias pela tua Pátria?
O soldado angolano prontamente respondeu:
- Pelas Pátria ou mato ou morro!
O presidente americano perguntou ao soldado angolano o porquê daquela
afirmação e este respondeu:
- Porque se os inimigo vêm pelos mato eu fujo pelos morro, se eles vêm pelos
morro eu fujo pelos mato...


21 de maio de 2010

Ganhando peso?





Como saber se estamos engordando ou não?

Eu como não tenho uma balança em casa, consigo descobrir se estou ganhando peso através dos relógios.

O relógio não tem haver com o peso mas sim com o tempo.

A verdade é que o relógio é o meu instrumento para saber se ganho ou se perco peso. Será só a mim que isto acontece ou haverá pessoas que isto se aplica também?

Se o relógio começar a me ficar apertado no pulso sei que estou ganhando peso e vice-versa.


20 de maio de 2010

Decisões políticas…


A produção de electricidade pelos aerogeradores fica em cerca de metade do preço da produção com o photo voltaico.

Pergunta-se, porque é que o estado fez um grande investimento em centrais photo voltaicos em vês de aerogeradores?

Afinal trata-se de um empréstimo e somos nós os contribuintes a pagar.

18 de maio de 2010

CRIANÇAS SOS - MINDELO

Uma causa que merece o apoio de todos.
Confesso que quando vi o video emocionei.

Mais informação no blogue exclusivo: http://sosplayground2010.blogspot.com/


16 de maio de 2010

BAIRRISMO?


Chego à Praia e um amigo conterrâneo de São Vicente, me diz:

- Tenho te visto muitas vezes aqui…

- Já mudaste para a capital ou ainda continuas no interior?


 

14 de maio de 2010

EURO X DOLAR




O euro atingiu nesta sexta-feira (14.05.2010) a menor cotação em relação ao dólar em 18 meses, ao ser negociado a US$ 1,2433 por unidade, uma consequência de novas inquietações a respeito da saúde económica e orçamentária da Eurozona. Às 9H55 GMT, o euro tinha cotação de 1,2433 dólar, o menor nível desde 21 de novembro de 2008 pelo temor de que os problemas da Eurozona pesem a longo prazo sobre a recuperação económica europeia.


12 de maio de 2010

Poupar ENERGIA, sabia?


• Opte por computadores portáteis porque são energeticamente mais eficientes podendo reduzir o consumo de energia até 90%, em comparação com um computador tradicional.

• Reduzir a intensidade do ar condicionado em um grau Celsius representa 10% de poupança energética.

• Utilize pilhas recarregáveis, têm um período de vida mais longo.

• No Verão, evite a entrada de raios solares directos.

• Não deixe os equipamentos em stand by: desligue-os no botão para não gastar energia sem ter necessidade e sempre que possível desliga-o da tomada.

• Aproveite toda a energia natural que puder. Evite perdas de calor e infiltrações, através do isolamento eficaz de portas, janelas, paredes, tecto e pavimento, reduzindo a utilização de sistemas de climatização (ar condicionado, ventiladores, etc.).

• Não mantenha o carregador na tomada depois do aparelho estar carregado.

• Dê preferência a recipientes de cerâmica ou vidro quando cozinhar no forno, porque permitem baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC.

• Utilize, sempre que possível, programas de baixa temperatura nas máquinas de lavar roupa e loiça, e com a carga máxima.

• Compre equipamentos que apresentem a melhor eficiência energética (classe A, A+ ou A++).

• Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras e obtenha a mesma luz por menos 80% de energia. As lâmpadas economizadoras têm também um período de vida útil 5 vezes superior, em média.



Fonte: eco.edp.pt


11 de maio de 2010

RACISMO



Na Conservatória do Registo Civil um angolano residente em Portugal quer registar o seu filho recém-nascido:
-Bô dia! Eu quer registrar meu minino que nasceu otem.
-Muito bem. O seu filho nasceu ontem, é do sexo masculino ... e qual é o nome?
-Marmequer Bicicreta.
-Desculpe?! Quer chamar ao seu filho Malmequer Bicicleta?!
-É.
-Desculpe, mas não posso aceitar esse nome.
-Não pode porque tu é racista! Si meu minino fosse branco tu punha.
-Não tem nada a ver com racismo. Esse não é um nome admitido em Portugal.
-Tu é racista. Si meu minino fosse branco tu punha esse nome a ele. Tu não põe porque meu minino é preto.
-Já lhe disse que não tem nada a ver com racismo. Malmequer Bicicleta não é nome de gente.
-Ai não?! Então porque é que tu tem uma branca chamada Rosa Mota?

10 de maio de 2010

Caixas vinti4 (ATM’s)



Encontra-se a circular na internet a seguinte mensagem:


"SE UM LADRÃO TE SEQUESTRAR (SE FÔR UM SEQUESTRO-RELÂMPAGO) E TE LEVAR A UM CAIXA ELETRÔNICO PARA TE FAZER SACAR DINHEIRO, VOCÊ DEVE TECLAR SUA SENHA, MAS DE MANEIRA INVERTIDA!!! POR EXEMPLO, SE SUA SENHA FOR 1234, VOCÊ TECLA4321.


 

O CAIXA VAI TE DAR O DINHEIRO, MAS VAI AVISAR A POLICÍA, POIS DIGITAR UMA SENHA INVERTIDA ACCIONA O MECANISMO DE EMERGÊNCIA!


 


POR FAVOR, PASSE A TODOS,  
*ISTO É MUITO IMPORTANTE E A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NÃO SABE."


 
Para o devido esclarecimento dos seus clientes e público em geral, a rede vinti4, informa que a referida funcionalidade não está disponível nos caixas vinti4 (ATM's) a funcionar em Cabo Verde.


 

Para qualquer esclarecimento adicional contactar através do nº 8002424.


 

8 de maio de 2010

SUCESSO: BICICLETINHA


Musica que está fazendo muito sucesso nas pistas de dança no Brasil, em poucos dias vai ser aqui em Cabo Verde.



Ela Sai de Saia de Bicicletinha



BANDA: AVIÕES DO FORRÓ



Ela sai de saia
E de bicicletinha
Uma mão vai no guidom
E a outra tapando a calcinha

Ela sai de saia
E de biciletinha
Uma mão vai no guidom
E a outra tapando a calcinha

Dá um arrepio quando ela sai pedalando
mas tem uma mão na frente que tá sempre atrapalhando
Acho que ela tem medo do piriquito voar
Por isso que ela não para de tampar

Eu não aguento mais
Essa situação
Vamo liberar geral
Vamo tirar essa mão


Bota a saia e vem pra rua
na sua bicicletinha
Eu quero ver a cor da sua calcinha



7 de maio de 2010

SEGUNDA-FEIRA MAIS LOUCA DO MUNDO


O slogan foi ideia de um jornalista que escreveu um artigo, no New York Times, sobre o bar que só abre as segundas-feiras. O jornalista foi para fazer um trabalho sobre o comportamento no Nordeste do Brasil, acabou uma noite num bar, em que ele achou o comportamento louco com as pessoas a vibrarem, subir nas cadeiras, a dançar e a cantar.
Depois do artigo, a gerência mudou o slogan do famoso bar. Há quem viaja, de outros países, apenas para esta segunda-feira louca.

PIRATA é o bar na praia do Iracema em Fortaleza da segunda-feira mais louca do mundo.
Armando Telles, nosso amigo, um dos cantores do grupo do Bar Pirata, comanda a segunda-feira louca, nos proporcionou bons momentos em Fortaleza. Obrigado Armando!

23 de abril de 2010

DOMESTIC VIOLENCE




… just because I came at six in the morning.

She locked the door

She was mad with me

I don't understand why

Just because I came at six in the morning

She attacked me with scissors

Look here, here, on my hand…

Domestic violence!

A lot of blood… blood everywhere

I don't understand why she was mad with me

She is crazy, right?

Just because I came at six in the morning

I was in the club

Domestic violence!


21 de abril de 2010

ELECTRICIDADE



Se não há energia eléctrica, como se trabalha?

Devia se trabalhar a antiga, mas como não queremos ser antiquados, não se faz nada.

Quem tiver um ups (baterias e estabilizador de electricidade) tem ainda 15 minutos de trabalho, para quem trabalha com portátil, no caso de boa bateria, resta-lhe ainda uma hora, se não só com gerador eléctrico.

Custos? Isso é relativo…
A ELCETRA devia indemnizar a malta pela falta de electricidade? Se isso fosse aplicado a ELECTRA já fazia parte da historia...

12 de abril de 2010

Mal necessário!


Qual a principal razão para sermos apoiantes dum ou doutro partido?
A principal razão é a familiar, a nossa família nos define muito e não é excepção a nível de orientações ideológicas. O mesmo se passa a nível dos clubes desportivos que apoiamos, com certeza que há excepções, porque depois da família a sociedade tem o seu papel, especialmente nos nossos grupos de amigos e colegas enquanto estamos a definir como pessoas.
Eu não fujo a regra, a minha família sofreu e viu sofrer muita gente com a Reforma Agrária, por conseguinte antiPAICV, e então apoiam o MpD. Mas com o crescimento e formação no exterior, desenvolvi capacidade de análise, compreendi que as máquinas partidárias são uns males necessários à sociedade.
Vivi de fora a realidade portuguesa, não me identificando com nenhum partido, consegui transportar essa prática para a realidade cabo-verdiana.
Não sou de nenhum partido, e nem gosto dos partidos políticos. O que se vê a olho nu é que muita gente jovem está a tender por essa ideia antipartido.
Há quem defina que a politica é a arte de bem mentir.
Será que um dia mudarei de ideias?

9 de abril de 2010

J’s parasitas


Os ditos Jovens dos partidos políticos (JpD, JPAI…) são uns parasitas.
Eu não gosto deles, acho que eles apenas seguem cegamente os líderes, não são originais nem acrescentam algo de positivo nas suas intervenções que costumam fazer.
Sabemos todos que eles são aspirantes a uma posição de relevo nos partidos, e que alguns líderes vieram daí, mas os que temos visto actualmente têm muito a provar, e não são tão jovens assim.

SAI SATANÁS!


Aqui no Mindelo, um doente mental ao passar por uma igreja universal, ouviu o pastor a dizer insistentemente: sai Satanás, sai Satanás
Aí ele entrou na igreja e disse: se ele não quiser sair chama o piquete (policia de intervenção)!

31 de março de 2010

Páscoa - Easter






Apreciamos todos a época de Páscoa, não por motivos religiosos, mas sim por ser uma época de festas, em que geralmente temos um bom tempo e fim-de-semana prolongado, normalmente começa desde quinta-feira a tarde.
Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. (e onde ficou Natal?). Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 33 da era depois de Cristo.
Semana Santa:  terça-feira gorda, quarta-feira de cinzas ou quarta-feira de TrebaQuinta-feira Santa ou Quinta-feira de EndoençasSexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão (não se pode fazer barulho porque Deus está com dores de cabeça), Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
A saudação pascal, consiste em dizer Cristo ressuscitou!, tendo como resposta Em verdade ressuscitou!.


É bom para uns e tramado para outros, quem deve reclamar muito da Páscoa são os ovos em geral…
Feliz Páscoa á todos nós.


29 de março de 2010

HORÁRIO ÚNICO – Atendimento público

13:20 – Muito boa tarde, gostaria de saber de uma informação, por favor…

13:20 – Quem lhe poderá esta informação não está…

13:20 – Que horas é que encontrarei a senhora aí?

13:21 – Ela estará de volta as 14:40

13:21 – E a que horas é que vocês fecham?

13:21 – Fechamos as 15:00

Gostaríamos todos de ter um horário único desses…


 

Tratamento de passaporte expirado…

- …gostaria de prorrogar o passaporte…

- Sim senhor, prorrogamos por cinco anos…

- É necessário uma foto tipo passe, B.I. e duzentos escudos além do passaporte.

- Fica logo pronto?

- Só depois de amanha…

- Queria alguma urgência…

- Essa é a urgência…

- Volta amanhã para levantar um documento para ir pagar no banco, e na quarta-feira recebe o seu passaporte prorrogado.


 

Na embaixada de Cabo Verde em Lisboa, podemos ter o passaporte no mesmo dia, pagando a taxa de urgência, e a prorrogação é na hora, por que será?


 


 


 

26 de março de 2010

Crioula - Vaca gorda!



Uma cabo-verdiana vivendo na Holanda, casou-se com um holandês de gema. A senhora, já com os seus cinquenta e tal anos, comentava com umas amigas sobre a qualidade do seu marido, que é uma excelente pessoa em todos os sentidos, que até lhe levava o pequeno-almoço a cama aos fins-de-semana. O único senão e muito estranho é que quando o marido levava-a o pequeno-almoço a cama, sempre chamava-a de vaca gorda. Havia nesse grupo de amigas uma rapariga, que nascera na Holanda, que posteriormente concluiu que o senhor, quando levava o pequeno-almoço à esposa dizia "wakker worden" que lido em holandês é mais ou menos "vaka vorda" que significa "acorda-te".

27 DE MARÇO, DIA DA MULHER CABO-VERDIANA.

RESPONDENDO AO TELEFONE



Cabo Verde, Brasil e França: Alô!
Espanha: Dí-me!
Itália: Prontô!
Portugal: Estou! ou Está, sim!
Holanda: Met Maria! (Com a Maria!)
Inglaterra e E.U. América: Hello!


 

São as várias formas de responder o telefone nos diferentes países, ultimamente tem-se variando essas formas porque no telemóvel pode-se se ver que está a chamar e aí a resposta varia muito de quem chama a não ser se o número for desconhecido.
Se fosse para eleger o mais engraçado, fiava dividido entre a forma espanhola e a italiana, acho ambos muito interessantes.
Quem souber de mais formas de responder o telefone, por esse mundo fora, que diga.

17 de março de 2010

A segunda taça



Este fim-de-semana no final do torneio de pares entre Almara/Zé Luís e Bobô/Ten, ganhámos por duas partidas a zero, com os parciais de 6/3 e 6/1.
Ganhei a segunda taça de ténis, todas do primeiro lugar em pares, sim porque em singulares sou da terceira categoria. Pelos vistos a única maneira que tinha de ganhar um torneio em ténis, era em pares.
Torneio esse patrocinado pela AGROPEC , Mindelo. Agradecemos essas pessoas que apoiam o ténis Mindelense.

12 de março de 2010

FORMULA 1





O campeonato mundial de Formula 1 deste ano trás muitas e interessantes novidades. A pontuação, por exemplo, vai mudar. O segundo lugar terá 72% dos pontos que o primeiro, no ano passado era de 80%. Nota-se que se esse sistema de pontuação tivesse sido adoptado no ano passado, não mudava nada.


1st U25U points
2nd U18U points
3rd U15U points
4th U12U points
5th U10U points
6th U8U points
7th U6U points
8th U4U points
9th 2 points
10th 1 point


Agora não é permitido o reabastecimento de combustível, apenas é permitido a troca de pneus, o que faz com que as paragens nas boxes sejam muito breves. A Renault está a tentar mudar os pneus dos seus carros em 2 segundos, anteriormente as paragens eram à volta de 8 segundos.

Este ano a disputa pelos vistos vai estar ao rubro, visto haver 4 campeões em acção, Schumacher, Hamilton, Alonso e o campeão em título o Jenson Button, e pelas paragens supersónicas.

Eu, particularmente, apoio o Hamilton, por ser de origem africana, isso é racismo? Por sinal foi até então o único de origem africana a participar nas corridas da F1 e com sucesso. O campeonato começa este fim-de-semana (14.03.2010).


8 de março de 2010

Excelentíssimas Senhoras


8 de Março é dia internacional da MULHER!

Nós temos que estar gratos pelo trabalho desenvolvido pelas mulheres. São trabalhos que muitas vezes não são reconhecidos, mas os mais maduros sabem valorizar as mulheres como deveria ser por toda a sociedade.

Uma flor à todas!

5 de março de 2010

Como poupar


Numa publicidade brasileira diz-se: "O brasileiro apenas poupa quando tem alguma coisa para pagar"
Nós também devíamos ser incluídos nesse bolo, pela nossa experiencia
o ditado nos cai que nem uma luva.
Nós todos temos intenção em obter uma casa enquanto jovens, mas quase sempre não temos o dinheiro, logo teremos que recorrer a banca. Já os bancos recomendam que poupemos para a quando da compra ou construção termos algum para avançar porque facilita e muito o crédito bancário e a nós próprios.
Mas como poupar?