6 de fevereiro de 2012

Segurança de hoje versus segurança de outrora





Antigamente em São Vicente andava-se por todo o lado só pelo prazer do passeio, era agradável.
Volta a Soncente de noite: Iniciava em Monte Sossego, passava por Fonte Francês, Bela Vista, Lombo de Tanque, Vila Nova, Ribeirinha, Espia, subia Cruz, descia para Maderalzinho, Carreira de Tiro, Chã de Alecrim, voltava por 5 de Julho, descia para Alto de São Nicolau, passando em Monte de Vídeo, Avenida Marginal, meio de Morada, subia-se de volta para Monte Sossego, passando pelo Chã de Cemitério, essa volta era apenas para não ficar em casa sem fazer nada - vou dar um passeio. Esse era o principal circuito, existia várias alternativas conforme o gosto e interresse.
Incómodos só dos cães que se encontrava perto das respectivas casas e da água suja lançada nas ruas, pelos moradores, formando a horrível lama, que uma vez pisada teria de se tentar limpar os sapatos da época – plásticos.
A volta era feita sem nenhum tipo de preocupação, andava-se por zonas com pouca iluminação, as vezes em partes que não se via nenhuma alma viva por minutos.
Nos dias que se correm hoje já não há esse prazer. O pouco que se anda a noite, já se faz com a ideia que qualquer pessoa que se encontra é um potencial caçubodista até prova ao contrário.

Achava estranho o parque de estacionamento da Av. Marginal a tarde estar repleto de carros, será alguma festa, feira, exposição? Nada disso, simplesmente o pessoal do footing que mora longe e que possui carro prefere deslocar até a avenida, estaciona o carro, faz a caminhada e entra no carro de volta a casa.