15 de outubro de 2009

Cabo Verde e Insvestimentos


Excelente artigo in http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1023763.html

As condições para fazer de Cabo Verde um país atractivo para o investimento externo estão ainda por reunir, pois há “um sem número de problemas estruturais” por resolver, defendeu hoje o economista cabo-verdiano Paulo Monteiro Jr.

Numa entrevista à Agência Lusa, o mestre em Econometria, hoje professor universitário em Cabo Verde, acrescentou que o arquipélago “ainda não é competitivo”, quando comparado com países como Marrocos e os Estados da Macaronésia.

“Há um problema de algumas infra-estruturas de base, que são factores de produção para qualquer actividade económica. A electricidade é cara e irregular.

O mesmo se passa com os transportes, água e telecomunicações. Todos esses problemas não foram resolvidos e o país perdeu competitividade”, sustentou.

“Há também um problema com a Justiça, que é ineficiente e morosa. Isso é importante para a atracção do investimento. Há um sem número de problemas estruturais que o Governo não foi capaz de resolver até então e que estão a adiar as condições para que o país possa ser atractivo para o investimento”, frisou o antigo assessor económico do Banco de Portugal (BdP).

Para Paulo Monteiro Jr, a situação geográfica de Cabo Verde “é um activo”, mas as infra-estruturas, nomeadamente as portuárias, já estão ultrapassadas.

“O porto da Praia é pequeno, construído nos anos 60 e bastam dois navios para emperrar. Em S. Vicente, o Porto Grande (Mindelo) não tem capacidade nem equipamento”, exemplificou, sublinhando estar a ouvir “há pelo menos sete anos” que o Governo vai efectuar avultados investimentos neste domínio.

“As micro, pequenas e médias empresas, o problema da competitividade, do crédito, do desemprego, tudo isto não está bom. E os números dos grandes indicadores macroeconómicos, como a balança de pagamentos, a situação das finanças públicas, o crescimento económico, estão aí. Qualquer economista lê e vê que há uma situação má”, referiu.

http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1023763.html