27 de outubro de 2009

Dengue, uma forma de a cobater.

Receita caseira de combate ao mosquito da dengue, baratíssima, simples e com eficiência comprovada cientificamente.

A proliferação do mosquito da espécie Aedes aegypti, que transmite a doença, pode ser combatida colocando borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos e nos locais da casa em que a água se acumula e fica parada.

A descoberta que revelou que a borra de café combate com eficiência o Aedes aegypti é da cientista e bióloga Alessandra Laranja. Ela é pesquisadora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus de São José do Rio Preto. Os testes realizados em laboratório comprovaram que a borra de café - que fica depositada no coador, é uma arma muito eficiente contra o mosquito transmissor da dengue. A borra depositada nos pratinhos e reservas de água de plantas impede que o mosquito transmissor da dengue ponha seus ovos.

Se o Aedes aegypti já tiver desovado, mesmo assim, a borra de café consegue impedir que os ovos se desenvolvam em larvas. Em seu estudo, a bióloga mostrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas chamadas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução do Aedes aegypti.

Recebida por email.