4 de fevereiro de 2010

NANI






Nasceu em Amadora - Portugal, Luís Carlos Almeida da Cunha (Nani) o craque da camisola 17 do Manchester United, filho dos cabo-verdianos, Domingos David, de São Vicente e Maria Almeida, do Sal, vem realizando exibições de gala num dos maiores campeonatos do planeta, a Premier League. Sábado no clássico com o Arsenal marcou um golo de excelente execução técnica, de levantar o estádio.
Após a memorável exibição, o veloz atacante concedeu uma entrevista exclusiva ao Nha Terra Online, onde esclareceu sobre a sua origem, falou da ligação com a cultura de Cabo Verde, revelou a intenção de investir no País, entre outros assuntos.



Adriano Pinto:  Tem havido um mal entendido sobre a tua naturalidade. Fale-se que nasceste na Praia, que és filho de pai natural de Santiago. Isso corresponde a verdade? Podias esclarecer este mal entendido?

Nani: Sei disso, essa confusão é simples de explicar. É que os meus irmãos são filhos de pai natural da Praia, eu são filho único da minha mãe com o meu pai, que é de São Vicente. Nasci em Portugal, mais precisamente na cidade de Amadora.

Como te defines? Cabo-verdiano, Português ou ambos?

Nasci em Portugal, mas me considero ambos, tenho Cabo Verde e Portugal no coração.

Identificas com a cultura cabo-verdiana?

Claro, sou um cabo-verdiano, sou mais cabo-verdiano do que português.

Cresceste com ligação a Cabo Verde?

Sim, cresci com os meus pais, em casa falávamos crioulo, então aprendi e falo um bom crioulo, como comida cabo-verdiana, ouço muito a música cabo-verdiana. Em Portugal convivi e convivo com cabo-verdianos, praticamente.

Fala-se muito que o teu colega do Manchester United, Evra é também descendente de cabo-

verdianos. Isso corresponde a verdade?

Sim, já tive oportunidade de falar com o pai dele e ele é cabo-verdiano. Eu e o Evra damos muito bem, ele é um bom colega.

Entrando no futebol, quais as tuas metas para este ano?

Bom, neste momento, estou a dar tudo por tudo, a trabalhar muito com o pensamento no Mundial da África do Sul, quero e desejo muito estar em grande forma para o Mundial.

Nestes três últimos jogos tens feito exibições de alto nível, isso vai contribuir para que faças um bom Mundial?

Sim, é muito bom para mim, nesse momento estou em grande forma e continuando assim espero jogar na totalidade pela selecção.

O Manchester United está qualificado para os oitavos de final, da Liga dos Campeões. Quais os seus objectivos para essa  competição? Esperas ser campeão mais uma vez?


É complicado, ainda esta muito cedo, as equipas são muito fortes, mas espero ir a final e ganhar.

Que balanço fazes da tua carreira até agora?

Tem sido muito bom para mim, as coisas tem acontecido muito rápido. Ainda sou jovem, tenho muita coisa pela frente. Estou contente do que tenho conquistado até agora, mas tenho a ambição de conquistar muito mais.

Estarias disposto a integrar uma selecção de cabo-verdianos e descendentes num jogo amigável, para promover o futebol cabo-verdiano?

Nessas condições estaria sim. É claro que não posso mais representar Cabo Verde, em jogos oficiais, mas para jogo amigável de descendentes é claro que estaria disposto.

Cabo Verde pode ficar fora das eliminatórias para a CAN 2010 (?), por falta de verbas. Estarias disposto a ajudar a selecção nacional a obter patrocinadores?

Claro, na medida do possível, porque não? Posso dar algo com muito gosto, mas ainda estou praticamente no início da minha carreira, estou mais preocupado em ganhar meu espaço. Quando estiver com mais possibilidade de ajudar o meu País, com certeza que ajudo. Teria muito prazer em ajudar Cabo Verde.

Pretendes investir em Cabo Verde?

Sim, porque não? Ainda não, mas claro que no futuro penso em investir.


Tens conhecimento de possíveis áreas de investimento em Cabo Verde?

Ainda não tenho, mas quando eu decidir em investir, vou entrar em contactos com pessoas indicadas, para explorar as áreas de investimento.

Marcaste um grande golo contra o Arsenal. Fale do golo.

Foi um bom golo, um golo de uma jogada quase individual, estou muito contente. Agora é seguir nessa linha de progresso e sempre para frente.

Fonte: www.nhaterra.com.cv